Nesta sexta-feira, às 14h, o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, vai anunciar quanto e quando será o reajuste da passagem de ônibus, além do edital de licitação para contratar a empresa que fará um estudo complexo das linhas e dos hábitos de usuários para projetar um novo sistema para o transporte coletivo em Santa Maria. O pedido de aumento tinha sido feito em janeiro.
Esse estudo deve ser um trabalho de meses, com técnicos especializados, que identificarão as principais soluções para tentar resolver os problemas atuais do transporte coletivo, além de consultar o que a população quer que os ônibus ofereçam. A licitação para escolher as novas empresas que vão operar os ônibus ocorrerá só depois.
Linhas de ônibus da UFSM sofrem alterações
Tomara que esse estudo consiga mesmo ajudar a tornar o transporte mais eficiente e barato para que o número de passageiros possa voltar a crescer. Caso contrário, seguiremos nessa espiral de queda de passageiros e alta constante da tarifa, ano após ano.
É preciso levar em conta que muita coisa depende dos governos federal e estadual, que deveriam reduzir impostos sobre o transporte coletivo para ajudar a baratear a tarifa, e mudar leis de gratuidades, impedindo que pessoas de renda elevada andem de graça nos ônibus, pois isso impacta no preço da passagem que é paga pelo trabalhador mais pobre.